LGPD Como as Empresas de Recrutamento e Seleção serão impactadas

As empresas de Recrutamento e Seleção que oferecem principalmente a intermediação entre a oportunidade de trabalho e os candidatos.

E com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados, este setor será fortemente impactado no que tange a coleta e tratamento de dados de pessoas naturais (físicas) coletados em todo o território nacional.

E além do mais, existe a possibilidade de haver a coleta de dados “sensíveis” e que requer um tratamento diferenciado, como por exemplo o resultados de testes e/ou laudos psicológicos, e que pode expor o Titular em caso de uso indevido.

Da mesma maneira que seus funcionários e colaboradores deverão possuir a garantia de controles que permitam a mitigação de riscos relacionados aos demais Titulares de Dados.

O ideal, porém não obrigatório, é a utilização de ferramentas (LGPD Compliance) capaz de oferecer a gestão destes dados, controles de acesso, criptografia e demais controles de Segurança da Informação exigidos pela Legislação, além das demais adequações processuais exigidas pela LGPD.

O processo manual para este setor especificamente irá gerar muitos desafios nos seus registros de evidências e emissão de relatórios de análise de impacto e outras requisições da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), como também no atendimento das demandas dos Titulares dos Dados que por ventura peçam qualquer atividade relacionada aos seus direitos.

Outro ponto se suma importância é o tratamento dos dados dos clientes (empresas), que apesar de não se tratar de uma pessoa natural, não é efetivamente quem responde pela contratação, sempre havendo um responsável como; sócio(a) ou preposto(a) da empresa e que possuirá também os seus direitos amparados pela LGPD.

Faça a sua parte!

Gostou? Compartilhe!

PLANO SI no Youtube

Acesse nosso canal no Youtube e saiba mais!

Nossa página: https://planosi.com.br

Blog: https://alessandromagalhaes.com

Facebook: https://fb.com/planoseguranca

Instagram:  http://instagram.com/seginfo_alessandro

#gdpr #lgpd #direitodigital #governanca #segurancadainformacao #empreendedor #advogado #tecnologiadainformacao #dpo #planosi #tecnologia #empresario #ti #lei #segurançadedados #profissionalliberal #RH #recrutamentoeselecao #comercioeletronico #ecommerce #varejo #hotel #hotelaria #turismo #saude #hospitais #construtoras #incorporadoras #corretores

COMO IMPLEMENTAR A LGPD COM O CHECKLIST DE ADEQUAÇÃO

Este Guia irá lhe disponibilizar de forma prática e didática um Checklist de Adequação com informações sobre o entendimento da Regulamentação, suas Definições, o papel do DPO (Data Protection Officer), Conformidade Jurídica e muito mais.

*OBSERVAÇÂO: Este e-mail será usado para enviar o seu E-book e futuras comunicações.

Verifique no seu e-mail.