Porque se torna tão difícil realizar conexões com outras pessoas nos dias de hoje?

            Vivemos em um mundo aonde tudo acontece em uma velocidade muito rápida. Você já parou para pensar porque é tão difícil obter relacionamentos interpessoais nos dias de hoje? Entenda alguns motivos para isso e mude seus hábitos!

Como é o mundo em que vivemos atualmente e como pode afetar os relacionamentos interpessoais e suas conexões?

            Atualmente o mundo é vivido com grande intensidade, as pessoas têm pressa de viver, porém muitas vezes sem qualquer qualidade. O fato é que as pessoas têm se comportado como formigas e se encontram em um ritmo acelerado, não apreciando o convívio social que possuem a sua volta, fechadas em seu próprio mundo.

            Esse comportamento social impede que muitas pessoas parem e tomem consciência de algo simples como a sua respiração. Nós respiramos em um ritmo frenético. Se tanto você quanto eu, não temos controle de um ato tão simples, como esperar ter controle sobre as relações com outras pessoas?

            Portanto, podemos facilmente fazer uma lista do que nos impede de realizar conexões com outras pessoas e viver uma relação amorosa ou social plenamente, que é:

  • Ansiedade
  • Valorização do relacionamento virtual (Redes Sociais por exemplo)
  • Mau aproveitamento do momento presente
  • Exposição exagerada para mostrar uma vida perfeita
  • Crenças sociais

Vivemos uma sociedade caótica, cheia de pressa e informação. Somos bombardeados o tempo todo por pacotes de informações, o que deixa nosso cérebro agitado e ansioso. Ansioso para ver mais e para participar disso. Em alguns casos, o celular vira um inimigo em vez de um aliado. Entenda porque a seguir!

O celular e a comunicação interpessoal (conexão) com outras pessoas

            Atualmente todos nós, mas em especial os jovens e adolescentes, tem uma crença social de romantizar algo que é prejudicial a nossa comunicação interpessoal: Expor sua vida a todo momento na internet!

            Sabe por que isso se torna ruim? Vamos lhe dar vários motivos para isso, entre os principais podemos citar que:

  • Passamos a enxergar o mundo pela câmera do celular
  • Falta de privacidade ao expor a vida pessoal
  • Ansiedade para ver se alguém viu e gostou do que colocamos
  • Impedimento de aproveitar realmente o momento aqui e agora

Fazer qualquer uma dessas atitudes é extremamente prejudicial a sua vida social. Você consegue identificar por que?

Você conhece alguém que já foi em algum show e o gravou pelo celular? Pare para pensar: O que essa pessoa aproveitou do momento? O que ela sentiu ao fazer isso? Qual era seu objetivo, se divertir ou expor aos outros que estava lá?

O fato é que fazemos isso com as pessoas que amamos também. Você conhece alguém que tem o hábito de tirar foto da comida e depois que faz isso, se isola na sua ilha virtual e não se comunica com mais ninguém?

O que é uma Ilha virtual?

            Como realizar relacionamentos interpessoais se você se encontra isolado na sua ilha virtual? A ilha virtual é algo que nós fazemos ao dar mais importância ao mundo virtual do que aproveitar para se conectar com as pessoas próximas a nós.

            Se você acha mais importante saber da vida alheia em vez de conversar com a pessoa que está ao seu lado, saiba que você está em uma ilha virtual! A internet é como um oceano de informações que pode separar você de outras pessoas! Para realizar conexões com outras pessoas é preciso juntar sua ilha as demais a sua volta.

            Saiba também que se isolar e ignorar as pessoas a sua volta é um dos motivos que colabora para o isolamento social. Quanto mais você fizer isso, menor será a probabilidade de quererem se conectar com você!

Aproveitando as conexões e socializações com outras pessoas

            Para realizar conexões e socializações com outras pessoas, você precisa querer se conectar a elas. Sabe o que você pode fazer para melhorar seu relacionamento interpessoal com outras pessoas?

  • Aprenda a fazer silêncio, ouça mais e esteja presente naquele momento
  • Esqueça seus desejos e aprenda a reconhecer a necessidade dos outros a sua volta
  • Seja mais receptivo(a) e evite fazer críticas
  • Aprenda a ter gratidão e aproveitar o que você tem no momento

            O segredo para realizar a empatia (rapport) nos relacionamentos interpessoais é espelhar sua gesticulação física e tonalidades de voz de forma gradual e natural. Essa técnica é conhecida como Rapport, e consiste em imitar gestos ou usar o mesmo vocabulário e tonalidade de vos que as outras pessoas. Ao fazer isso, o outro cria empatia e se torna mais receptivo a nós, pela identificação criada conosco.

            Utilizar o mesmo vocabulário é importante, pois o nosso cérebro possui associações diferentes para cada palavra utilizada, portanto cada palavra é um pacotinho de informações diferente aos outros.

            Além disso, seja um ouvinte, aprenda a reconhecer quem é a pessoa com quem você conversa e saiba identificar o que ela precisa, se é ser ouvida ou carinho, atenção ou uma palavra amiga para encorajar. Ao fazer isso, você irá realmente realizar conexões com outras pessoas e elas irão te apreciar muito mais.

Conclusão

            Viver a vida virtual dos outros pode ser maravilhoso, mas não é real. Uma imagem não revela realmente como é a vida da pessoa. Aprenda a aproveitar tudo que está ao seu redor e esqueça distrações virtuais. Para realizar conexões com outras pessoas, você precisa sair da sua ilha e apenas ser a melhor versão de você mesma.

            Saiba ouvir, incentivar e encorajar os seus amigos, familiares ou parceiro. Ao fazer isso, tenho certeza de que você será uma pessoa muito mais querida e apreciada por todos ao seu redor. Aproveite sua singularidade para ser quem você é!

Princípios da Inteligência Emocional

Informe o seu melhor email para que possa enviar o e-book a você.

Verifique no seu e-mail.